domingo, 12 de abril de 2009

Malha o Judas



Por ter passado em terras casabranquenses por estes dias, em período de Sexta Feira da Paixão e Domingo de Páscoa, lembrei-me de um ritual já não mais existente nas ruas, que não é mais desenvolvido pelo povo local, muito menos pelas crianças.
Trata-se da malhação do Judas. Não entrarei no mérito da questão, sobre quem foi o Judas, ou de seu papel a cumprir na "traição ao cristo"?
Só lembrarei aquele evento que fazíamos, participavamos, que era a confecção, a montagem do boneco que representava o Judas.
Podia ser feito de enchimento, de papelão. Pegávamos uns trapos, fazíamos uma cabeça. Colocávamos uma roupa de caipira e saiamos batendo umas latas, e gritando:
"-Malha o Judas! (tãtãtã,onomatopeia para as latas)-olha o judas". E seguiamos pelas ruas de paralelepidedos
Quando chegávamos a um alto, a um poste, descíamos o porrete no judas, quando não o queimávamos. Era uma cerimônia cristã, fazíamos parte da cultura do povo, mesmo sem saber se cristãos ou não. Também existiam tantos rituais, de não comer carne, não fazer barulho ou gritaria, não dnaçar ou pular, senão o rabo aparecia...

Nenhum comentário:

Seguidores

Pilotando a banheira do Manoel nas dunas

Pilotando a banheira do Manoel nas dunas
seguindo após Pitangui até Muriú-RN

Tatoo you

Tatoo you
Woman of night; Strange kind of woman; Lady in black; Lady evil; Princess of the night; Black country woman; Gipsy; Country Girl

Caricatus in 3X4

Caricatus in 3X4

Outra caricatus

Outra caricatus
Desenhista do bar e restaurante Salada Record

Mix, podi mandá "uma" aí?