sábado, 24 de janeiro de 2009

Causos da infância de Santo Agostinho



2009-01-21

Agostinho tem as imagens da sua infância na Mooca lembrança de que, certa vez, morando em um apertamento, brincava com um moleque do andar de cima nos fundos do aperto. Ele jogava uma vassourinha de sua mana para cima, outro menino para baixo. Só se sabe de que a vassourinha caiu de cabo no olho de Agostinho, que desmaiou, acordando só no hospital, com um médico olhando no seu olho. Não ficou cego por sorte, com menos de 3 anos.
Das recordações que lembra também é de seu pai levá-lo ao treino do Juventus, na rua Javari, na mesma velha Mooca, bairro em que morou até seus três, quatro anos de idade. Também era boa a pizza da 1020, que seu pai busca para rangarem. Até hoje ele vai lá, de ve em quando.




Quintal do interior

Puxando o fio da memória, Agostinho lembrava-se de seu avô, velho lavrador, que ensinou-lhe a montaria, em seu quintal solitário despontavam três jabuticabeiras imensas. Em uma delas, havia até um balanço. Neste balanço, diversas vezes, pra-frente pra - trás, o tio os jogava, quase voávamos. Voavam em outras circunstâncias também, muito altas, embaixo da mangueira.
Muitas vezes enxergavam, em pleno centro da cidade, naquele esplêndido Quintal, com jabuticabeiras, limoeiro rosa, e até um pé de mexerica que sempre os brindava com seu cheiro e frutos deliciosos em Abril, pontualmente, no rumo do quartinho em que seu umbigo foi enterrado (um corredor, com plantas, que dava muro para quintal do vizinho, com areia .
Neste antigo quintal, puderam ver, a olho nu, a passagem do cometa Halley, em 1986, um cometa que apenas é visível da Terra a cada 80. Estavam todos no quintal, primos, tios, todos olhando para o imenso e infinito céu estrelado.



Partidas de futebol

Agostinho costumava brincar e jogar bola com a galera da rua do tio bastião. Certa vez, disputaram até um mini-campeonato na industrial. Ele era goleiro, treinava, mas jogava na linha também. Treinamos bastante, o Du, Drianinho, Murilo e outros moleques lá da rua do tio Bastião. O local era a industrial. Foram bem, foram longe, começaram o primeiro jogo com goleada. No entanto, no último, tinha um Zé bosta que foge o nome, que ficou provocando, atrapalhando Agostinho. Ele teve até que dar um esporro nele, pois estava atrapalhando o jogo. Agostinho sabe que perderam na final, muita choradeira e raiva, por serem roubados.
Mas sempre teve jogo, mesmo na rua da casa do velho avô. Tinha um campinho, mais acima, na Luis Gama. Tinha treta também. Resolver paradas de mulheres. Havia caras que não seguravam as minas, elas soltavam as frangas, e depois ficavam brabos. Ele sempre aprendeu que nunca devia brigar por causa de bucetas, principalmente com camaradas. Bucetas passam aos montes, camradas de verdade, não. Agostinho resolveu uma parada, perguntando para um cara chamado Braz. O que é que era. Ele falou que não tava bem não, lembrando da dor de corno, mas também não quis treta. Eu só sei que a parada se resolveu ali, não foi adiante.

16-01-2009



Agostinho se lembra de certa vez que agitavam a irmãzinha do Galante para ele, apelidada de Ina. Falavam que ela queria ser sua namorada. Ele curtia outra menina na época, mas resolveu assim mesmo tirar um sarro com ela. Mas a Ina era toda travada. Não queria saber nem de dançar, mesmo num bailinho que ajeitaram; só pegava na mão, não beijava. Para passear, só se sua mãe deixasse. Acabaram até colocando o apelido dela em casa de “tatu”, pois ela vivia se escondendo, era muito matuta. Agostinho ficou injuriado, e comecei a dar em cima da amiga dela, que era mais assanhada, até ela lhe dar um pé na bunda. Foi bem numa noite, lembro de seus amigos rindo, enquanto Agostinho falando que iria entrar em ação. Caminhamos pela longa praça, cercada de casas coloniais, os coqueiros plantados por D. Pedro II, próximos a Igreja. Ela ficou falando apenas do alto do sobrado que morava. No dia seguinte, dito e feito: a Iná tatu mandou-lhe para aquele lugar. Santo Agostinho Não perdeu nada, pois também não havia ganhado.

Nenhum comentário:

Seguidores

Pilotando a banheira do Manoel nas dunas

Pilotando a banheira do Manoel nas dunas
seguindo após Pitangui até Muriú-RN

Tatoo you

Tatoo you
Woman of night; Strange kind of woman; Lady in black; Lady evil; Princess of the night; Black country woman; Gipsy; Country Girl

Caricatus in 3X4

Caricatus in 3X4

Outra caricatus

Outra caricatus
Desenhista do bar e restaurante Salada Record

Mix, podi mandá "uma" aí?