quarta-feira, 17 de junho de 2009

Mais cruzas do bicho homem com outros bichos


Trailer de O homem elefante
E por falar em cruzas ou transas esquisitas do bicho homem com outros bichos (ver 2 posts atrás), recomendo ai para vocês mais um filme sobre uma cruza muito estranha: " O homem elefante", de David Lynch, que conta com o Anthony Hopkins (o Hannibal Lecter do "Silêncio dos inocentes"), John Hurt como o próprio e Anne Bancroft.

É um filme da década de 1980, acho que já vi até na TV, no entanto descolei um mais recentemente com um compa professore, o Dedão.

O homem elefante nos mostra a história verídica de Joseph Merrick (1862-1890), filho de uma circense (ao menos, sabemos pela foto de sua mãe, que ele guarda consigo desde pequeno), que em certa ocasião, é "violentada" por um elefante (ao menos é isso que nos dá a entender as cenas... é violentada, estuprada por um elefante...).

Merrick é um homem com deformidades no corpo (com a Síndrome de Proteu), que vive com um capuz todo cheio de medos, é um homem-elefante que apanha demais por ser tratado como animal, a maior atração do circo, até ser encontrado pelo medico Dr. Fred Treves, que cuidou dele e narrou esta história do século XIX.

No entanto, da sua condição desumana, o mesmo começa tornar-se sensível, inclusive até cristão, por conta principalmente da sua velada paixão pela atriz , a Sra. Kendal, que inclusive dá "Romeo and Juliet" para o mesmo.

O filme talvez nos dê uma lição para irmos além dos preconceitos e estereótipos babacas criados pelos humanos, para irmos além das aparências com as pessoas. É muito atual, nesta sociedade do espetáculo em que vivemos, de Sarneys fazendo o simulacro do nepotismo visível até outros tipos de hipocrisia.

O resto, fica por conta de vocês verem e tirarem suas próprias conclusões.
Eu gostei desta citação que encontrei, e compartilho:

"O Homem-Elefante é um belo ensaio sobre o que nos define como seres humanos. Se diante do comentário de Sartre que o olhar dos outros nos coisifica, ficamos com a observação de Merleau Ponty que diz que é no nosso olhar para o outro que encontramos nossa humanidade."

Nenhum comentário:

Seguidores

Pilotando a banheira do Manoel nas dunas

Pilotando a banheira do Manoel nas dunas
seguindo após Pitangui até Muriú-RN

Tatoo you

Tatoo you
Woman of night; Strange kind of woman; Lady in black; Lady evil; Princess of the night; Black country woman; Gipsy; Country Girl

Caricatus in 3X4

Caricatus in 3X4

Outra caricatus

Outra caricatus
Desenhista do bar e restaurante Salada Record

Mix, podi mandá "uma" aí?