REBENTOS DO CELSO: Poemas, causos, memórias, resenhas e crônicas do Celso, poeteiro não-punheteiro, aquariano-canceriano. O Celso é professor de Filosofia numa Escola e na Alcova. Não é profissional da literatura, não se casou com ela: é seu amante fogoso e casual. Quando têm vontade, dão uma bimbadinha sem compromisso. Ela prefere assim, ele também: já basta ser casado com a profissão de professar, dá muito trabalho. Escreve para gerar o kaos, discordia-ou-concórdia, nunca indiferença.
domingo, 25 de outubro de 2009
Fellinianas
Outro diretor cujos filmes são sempre uma boa pedida é o Federico Fellini. O cara que aprendeu com os mestre do Neo-realismo italiano, como Roberto Rosselini, do "Roma, cidade aberta" e Luchino Visconti, "Ladrões de Bicicleta". Curto filmes em branco e preto, como eles tinham bem menos recursos, como o Grifith, nos EUA, e usavam lentes coloridas, azul, vermelha, para dar tons diferentes, de acordo com a tensão e emoção do filme.
Voltando ao Fellini, seus primeiros filmes, como O Sheik Branco, sobre recém casados que se desencontram, A estrada da vida, em que mostram os atores do circo mambembe,entre eles sua esposa, Giulietta Masini, que manda muitíssimo bem neste filme, conseguiram introduzir o bom humor, a comédia e poesia ao realismo italiano. Sempre com aquela ingenuidade, como os Boas vidas, uns vagabundos que passam a vida na bebedeira, não se casam e sempre enrolam suas namoradas, ficam no carnaval eterno da vida.
O Fellini representou também a prostituição Nas noites de Cabíria, com a atriz-esposa Julietta Masini. Em outros filmes, o Fellini consegue colocar um toque de fantasia e de surrealismo, tais como o Julieta dos Espíritos, a sua versão para "Nunca aposte sua cabeça com o diabo", conto de Edgar Allan Poe, "As tentações de Santo Antão", que fez para o Boccacio, entre muitos outros.
Com certeza estou deixando muitos de fora, como Roma, Amacord, Os Palhaços, Oito e meio (aquela cena em que o homem chicoteia em torno, para as mulheres demoníacas que tentam possuí-lo), A doce Vida, neste em que aparece a cantora Nico e tem um bocado ainda mais, como os músicos grevistas do Ensaio de Orquestra, Cidade das mulheres, entre outros. O que mestre fez foi excelente, na maioria absoluta das vezes. Só vendo mesmo para falar, quem conhece, pode comprovar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário