quinta-feira, 24 de junho de 2010

Adeus a Saramago, o único Prêmio Nobel da língua portuguesa



Não leio Saramago só porque ele é prêmio nobel, nem porque ele morreu ou estas porras de modinha fashion. Já li um bocado de livros pra combater estas porras, já passei por Adorno, Horkheimer etc, não sou fã de best seller, muito menos me iludo por estas porras da indústria cultural, e gostei da postura do Sartre me rejeitar este prêmio Nobel burguês por conta das "Palavras".
Li Saramago porque identifiquei as suas pirações sobre a cegueira dos nossos tempos, e também a Caverna de Platão uma olaria em que um ateu brinca de ser o criador de bonecos de barro. O ano da morte de ricardo reis, o evangelho e outras coisas desse portuga ateu e comuna, participante ativo da revolução dos cravos que libertou Portugal (e depois se auto-exilou) da ditadura salazarista e abriu caminho para as colônias se emanciparem.
Lembro-me da primeira leitura e contato com o Memorial do convento, seu segundo livro, duro, difícil, que li no vestibular em 1996. Um estilo sem pontuação coisa que curti e assimilei depois mas Na verdade só fui digerír em 2002, quando reli este livro pra um curso de antropologia, entender os personagens personagens que tinham enchergavam os outros por dentro, a Blimunda, o sete-sóis e por ai vai. E é assim mesmo, vai e vem, esqueço de tudo e começo novamente. 

Nenhum comentário:

Seguidores

Pilotando a banheira do Manoel nas dunas

Pilotando a banheira do Manoel nas dunas
seguindo após Pitangui até Muriú-RN

Tatoo you

Tatoo you
Woman of night; Strange kind of woman; Lady in black; Lady evil; Princess of the night; Black country woman; Gipsy; Country Girl

Caricatus in 3X4

Caricatus in 3X4

Outra caricatus

Outra caricatus
Desenhista do bar e restaurante Salada Record

Mix, podi mandá "uma" aí?