quarta-feira, 16 de junho de 2010

Filosofia de c... é r...

Aos escritores de ofício e de plantão, é válido afirmar que ironia e sarcasmo são sinônimos, segundo o Aurélio e o Houaiss, além de ambas serem sinônimo de zombaria. Isso só considerando a etimologia da fina flor do lácio, a última, inculta e bela. E pra quem trabalha com esta puta chamada palavra, não saber lidar com os sinônimos é o mesmo que uma meretriz que não sabe seu ofício, faz apenas o beabá, aquele feijão-com-arroz com sua língua. Ou se sabe, ou não se sabe algo: só se adquire a sapiência com a experiência, tempo e exercício-estudo. Escritores amadores ou senso comum para com as palavras, tá fora.
Sem contar o peso que essas palavras tem na própria história, aliás, até no próprio conceito do sarcástico implacável com seus interpeladores, Sócrates, o pederasta mor. No entanto, um boiola não é um macho, nem um macho um boiola. A não ser que o macho tenha suas dúvidas e crises de identidade e precisa provar algo pra si próprio ou pra alguém, daí a baitolagem aumenta. Talvez seja a entonação ou o uso que se faz no contexto de seu grupelho, de uma ou de outra, em cada situação, mas daí, é excesso de preciosismo demais achar que as suas opções linguísticas ou do seu grupelho são revolucionáiras e se imporão ao vernáculo é filosofia de c... demais; e filosofia de c...  é r... na certa o que ele procura.

*

Escrevo isto para nã fazer coro com a homofobia ou a idiotice organizada em forma de fascismo. Não discrimino ninguém peça sua orientação sexual, aliás, consigo ver a essência da arte que produziram muitos homossexuais, escritores, músicos, diretores de cinema, o que nos aproxima de tudo e a todos é em essência a boa música, bons discos, bons livros, boa comida e boa bebida. Isso que Caça às bruxas, inquisição ou santo ofício, enfim, intolerâncias, precionceitos e obscurantismos medievais não são coisas com que me dou bem, aliás, elas eventualmente podem voltar-se contra minha pessoa também.

Por exemplo, eu admiro demais o Oscar Wilde, um cara que foi preso no século XIX apenas por declarar que era homossexual, criticando os autoritários que tiranizam em A alma do homem sob o socialismo. Também admiro o São Genet, Pasolini, Ginsberg, Bowie e Mick Jagger, Freddie Mercury, e por aí vai a lista. E isso não quer dizer que eu goste menos da minha nega ou que tenha debandado de lado por admirar e gostar de artistas homoafetivos ou mesmo apoiar sua luta contra o preconceito. Há grandes caras que conheço, professores, grandes amigos, que são muito politizados, cultos, e pra minha pessoa a orientação do cara não significa nada, o cara é normal e igual em direitos a qualquer pessoa que pisa nessa terra. Quando superarmos esta mesquinharia e esse espírito  tacanho e provinciano, chauvinista com uma face moderninha-que-faz-gracinha-pra-se-aparecer, talvez seremos humanos melhores.

Nenhum comentário:

Seguidores

Pilotando a banheira do Manoel nas dunas

Pilotando a banheira do Manoel nas dunas
seguindo após Pitangui até Muriú-RN

Tatoo you

Tatoo you
Woman of night; Strange kind of woman; Lady in black; Lady evil; Princess of the night; Black country woman; Gipsy; Country Girl

Caricatus in 3X4

Caricatus in 3X4

Outra caricatus

Outra caricatus
Desenhista do bar e restaurante Salada Record

Mix, podi mandá "uma" aí?