sábado, 3 de julho de 2010

Mick Jagger pra vice do Serra! As veias dos hermanos latino-americanos estão abertas novamente com esta Copa do mundo!


Isso tá rolando no twitter, blogosfera e tudo mais na net. Jagger só deu pé frio, Inglaterra, EU e pro Brasil. Que ele seja o vice que o Serra precisa! Troca o Indio merendeiro pelo Mick Jagger!

Tô louco pra ler o livro que o Eduardo Galeano escreveu sobre futebol. O cara bate de frente, declarou que a FIFA é o FMI do Futebol e está fechado para balanço, assistindo a Copa também, feliz pela classificação do Uruguai às semifinais. Um livro que é minha referência deste escritor dos fodidos e espoliados da américa do sul, é sua reportagem histórica cheia de imaginação e fantasia, "As veias abertas da América Lat(r)ina". Sempre me inspirou, por ser nostálgico, filósofo da história, memorador, lembrador. Ao menos no Futebol, já temos a celeste entre os quatro. Está emocionante, a América latina está com as veias abertas novamente por conta destas oitavas, e nas quartas será mais ainda. O Pasolini já havia escrito que o futebol europeu era prosaico, e o latino, sul-americano é poético, isto em 1970, por conta da final Itália e Brasil.  Muita coisa mudou, mas Só falta a Argentina não derrapar e meu favorito Paraguai despachar a Espanha de volta pra casa pra confirmar a unidade pela América Latina no futebol e na política.




O gol é o orgasmo do futebol. E, como o orgasmo, o gol está cada vez menos frequente na vida moderna. Há meio século, era raro que uma partida terminasse sem gols: 0 a 0, duas bocas abertas, dois bocejos. Agora, os onze jogadores passam toda a partida pendurados na trave, dedicados a evitar os gols e sem tempo para fazer nenhum. O entusiasmo que se desencadeia cada vez que a bola sacode a rede pode parecer mistério ou loucura, mas é preciso levar em conta que o milagre é raro. O gol, mesmo que seja um golzinho, é sempre goooooooooooooool na garganta dos locutores de rádio, um dó de peito capaz de deixar Caruso mudo para sempre, e a multidão delira e o estádio se esquece que é de cimento, se solta da terra e vai para o espaço.

Até o final da Copa, o blog da L&PM publica diariamente um trecho do livro Futebol ao sol e à sombra, de Eduardo Galeano. Leia os anteriores:

O árbitro
Gol de Nilton Santos
O pecado de perder

Conheça o blog da L&PM editores:


Leia a entrevista com Galeano "Para Galeano, Futebol é uma Fonte de Alegria"

Leia uma entrevista do historiador britânico Eric Hobsbawn e a declaração de Galeano FIFA é o FMI do Futebol:

Nenhum comentário:

Seguidores

Pilotando a banheira do Manoel nas dunas

Pilotando a banheira do Manoel nas dunas
seguindo após Pitangui até Muriú-RN

Tatoo you

Tatoo you
Woman of night; Strange kind of woman; Lady in black; Lady evil; Princess of the night; Black country woman; Gipsy; Country Girl

Caricatus in 3X4

Caricatus in 3X4

Outra caricatus

Outra caricatus
Desenhista do bar e restaurante Salada Record

Mix, podi mandá "uma" aí?