Emprestei para e peguei um monte de filme emprestado do meu cunhado nesses dias chuvosos, no final da tarde. Assisti a decepção com o Obama, o do Lula, o Sicko do Michael Moore, sobre o inexistente sistema único de saúde dos EUA, o do Malcom X (só tinha visto em VHS), entre outros. Mas o que mais me chamou atenção e lembro de sessão da tarde ou de filmes perdidos na madrugada foi o antigão "O último pôr do sol", com o Kirk Douglas no papel de Brendan O´Malley.
O´Malley, um fora da lei que saca de sua pistola, à queima roupa, filosofias do deserto do México sobre Deus ("No fundo, todos os homens são assassinos"]"se podemos assassinar um homem, é porque Deus permitiu"), sobre o Amor, sobre a morte ("a forca é uma proposta a longo prazo") entre outros. Há até um personagem bêbado que era tão duro que fazia "um verso, por uma dose". Ele era cheio de trejeitos e manhas, sabia como fazer um bezerro que perdeu sua mãe seguir Missy, a filha daquela a quem ele amou e hoje é a dona da boiada. Pois a filha dela se apaixona por ele, que supostamente é seu pai. Tudo muito bem acompanhado por chicanos que cantam Cucurucucu paloma, a ética dos foras-da-lei, além de amores bandidos e incestuosos.
Pensando em termos de amor, dos bailados de O´Malley e Missy, eu, ao menos, não conseguiria pensar em outra coisa senão esta música: Dance Me to the end of love, Leonard Cohen ou nessa versão, jazzy, com a Madeleine Peyroux (linda, por sinal, a voz e a cantora):Madeleine Peyroux manda ver Dance me to the end of love
REBENTOS DO CELSO: Poemas, causos, memórias, resenhas e crônicas do Celso, poeteiro não-punheteiro, aquariano-canceriano. O Celso é professor de Filosofia numa Escola e na Alcova. Não é profissional da literatura, não se casou com ela: é seu amante fogoso e casual. Quando têm vontade, dão uma bimbadinha sem compromisso. Ela prefere assim, ele também: já basta ser casado com a profissão de professar, dá muito trabalho. Escreve para gerar o kaos, discordia-ou-concórdia, nunca indiferença.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário